Figura 1 |
Saímos da escola às nove e meia e começamos a caminhada. Quando chegámos à ETAR fomos levados para um auditório onde vimos um filme que introduzia a ETAR, as fases do tratamento da água, os equipamentos utilizados...
Depois de vermos o filme fomos ver o resto da Estação.
Começámos por ver a entrada do esgoto na ETAR, e depois a fase seguinte, o Pré- -Tratamento, no qual são retirados os sólidos maiores através de grades, e areias. Nesta fase são ainda retiradas as gorduras existentes na água, o que é retirado nesta fase é depois levado para aterros sanitários.
A fase seguinte é designada de Decantação Primária, no qual é utilizada a técnica da sedimentação, os compostos da água mais densos vão para o fundo e os menos densos flutuam, sendo depois removidos por uma ponte com uns ferros que raspam o chão e tiram os compostos a flutuar (Figura 2). As lamas são depois tratadas, parte delas são aproveitadas na produção de energia elécrica (Biogás), e outra parte é utilizada na produção de fertelizantes para a agricultura.
Figura 2 |
Depois fomos ver o Tratamento Biológico, que serve para eliminar qualquer matéria orgânica ainda existente através de microrganismos aeróbicos (nessecitam de oxigénio) sendo necessário o arrejamento da água com oxigénio através de chuveiros colocados no fundo dos tanques. Estes microrganismos alimente-se da poluição da água, depois crescem e formam uma papa que tem que depois ser retirada, esta papa é depois misturada com as outras lamas.
Depois vimos a Decantação Secundária na qual há a sedimentação do floco biológico da água em tratamento. No final desta fase a água já tem uma core muito mais transparente.
Depois a água é filtrada para retirar qualquer resíduo que ainda reste. No final são utilizadas luzes ultra-violetas para eliminar microrganismos perigosos para a saúde humana, depois a água é devolvida ao rio.
Para a inexistência de maus cheiros a maior parte dos processos é feita dentro de um armazém e depois o ar é "aspirado" e levado através de condutas até à Desodorização, onde são feitas várias reacções químicas para tirar o mau cheiro.
A função das ETAR é limpar a água utilizada pelos humanos e depois devolver aos rios (ao seu ponto de origem). O caudal da água a entrar na ETAR vai variando conforme a altura do dia, de manhã, por causa do pequeno almoço, e do duche, as horas das refeições...