No dia 11 de Novembro de 2010 fomos visitar a fábrica da Renova em Torres Novas. Saimos da escola às 9.30 e partimos em direcção a Torres Novas e levou-nos uma hora e meia de viajem. Chegámos e fomos recebidos por duas funcinárias que destribuiram coletes reflectores. A Renova tem duas fábricas, a um que fica situada junto à nascente do rio Almonda - Figura 1 - (fábrica antiga) e a fábrica dois situada a 2km de distância da antiga mas começamos por visitar a fábrica antiga.
![]() |
Figura 1 |
Depois fomos para a fábrica dois onde fomos separados em três grupos e cada grupo ficou com uma funcionária da fábrica e uma professora da nossa escola ou uma senhora do Ministério do “Escola a Escola Pró-Ambiente”. A senhora começou por nos dizer que a Renova é uma fábrica portuguesa de papel de capital privado, construida em 1939, que produz produtos descartáveis em papel “tissue” (produto final), por exemplo papel higiénico, guardanapos e papel para impresão e escrita. Tem uma capacidade de produção de 100.000 toneladas por ano no mercado nacional, mas também exporta os seus produtos para outros paises Europeus.
A Renova tem tido várias linhas de papel mas a mais recente é a “Renova Black”. A Renova é a única empresa no mundo a produzir papel preto. Ao contrário de outras cores o papel preto nessesita de cuidados especiais na sua produção e de muita limpeza nas máquinas que produzem, por isso o faz o papel mais caro.
![](http://2.bp.blogspot.com/_e-FYFbTjS2k/TPZ-pnmu9II/AAAAAAAAAAs/cBHINvcm06g/s200/RegSul-Renova.jpg)
Entretanto iamos andando e visitando à fábrica, até que no fim nos deram umas pequenas mochilas com alguns pacotes de lençosde papel.
Sem comentários:
Enviar um comentário